Agrocultura
Designação para uma forma de agricultura que estatutariamente integra atividades artísticas e culturais com a produção agroflorestal. Nos Sistemas Agroculturais produzem-se bens agrícolas, bens artísticos e de cultura. Este tipo de produção multi-facetado pressupõe estudo da fauna e da flora, onde a Biodiversidade é pilar a defender, assumindo papel decisivo na pesquisa e desenvolvimento de novas ações. Agrocultura foi idealizada para melhorar o acesso de pequenas comunidades agrícolas à Arte, à Cultura e à Informação, partindo da valorização da Biodiversidade e da observação prática de que a evolução tecnológica agrícola, por si só, não melhorou a situação dos pequenos agricultores, mantendo a exclusão das pequenas comunidades rurais, relativamente às grandes correntes culturais e artísticas do nosso tempo.
Multidisciplinar e Transdisciplinar
A natureza transdisciplinar da Agrocultura é construída numa perspetiva agroecológica, com base nas ciências agrárias, mas enriquecida com experiência prática de pequenos agricultores de vários continentes, bem como de colaboradores das mais diversas profissões, o que lhe garante abordagens também multi-discipĺinares. Os primeiros projetos surgiram em 2005 no Brasil, amadurecendo até hoje ensaios de sustentabilidade em Agricultura Comunitária, do tipo alternativo, desenvolvidos inicialmente na Europa Ocidental e posteriormente no Sudoeste-Asiático e África.
Não se obriga a nenhuma tendência específica, mas incorpora em diferentes dosagens para as diversas situações, os elementos mais apropriados das modernas formas de Agricultura Alternativa, tais como Produção Integrada, agricultura orgânica, cultivos agroecológicos, agricultura biológica, agroflorestas SAFs, Agricultura Sustentável, permacultura, AgroCultura, Agricultura Natural, etc. incorporando todos os conhecimentos que considere válidos para cada situação concreta. Por exemplo, a metodologia de proteção das culturas é Manejo integrado de pragas, originária do sistema Produção Integrada.