Proteção Integrada (MIC/IPM) - Pimenta ''Capsicum'' sp.
Tal como acontece para outros cultivos, a Proteção Integrada ou Manejo Integrado de pimentas do género Capsicum é uma abordagem multidisciplinar da proteção destas plantas, contra pragas e doenças, que tira especial partido dos mecanismos de limitação natural e que, recorrendo a técnicas de (1) Estimativa de Risco , estabelecimento de (2) Níveis Económicos de Ataque e (3)Seleção de Meios de Controle, permite fundamentar (4)Tomadas de Decisão de forma racional.
Confundir Proteção Integrada com luta química é um erro grave que só pode resultar de deficiente conhecimento. A prioridade é dada ao estudo e uso de mecanismos de regulação natural. Partindo desse princípio e mantendo essa base funcional, é ajustada uma vasta gama de estratégias de limitação das populações de inimigos das culturas, tendo sempre a salvaguarda da saúde humana e do meio ambiente como preocupação central na seleção dos meios de luta a usar nos campos agrícolas. Isto não é uma forma de esconder o uso de agrotóxicos.
Dado que a seleção dos meios de luta(3) e a tomada de decisão(4) pode ser ajustada às normas e princípios mais distintos, MIC/IPM é uma abordagem de proteção das culturas compatível com as mais diferentes filosofias de sistemas de produção, fornecendo sólidos instrumentos de análise e decisão para os sistemas modernos de agricultura alternativa, tais como agricultura orgânica, cultivos agroecológicos, agricultura biológica, permacultura, agroflorestas análogas, agricultura sustentável, etc. Da mesma forma, é uma metodologia que pode ser usada para modernizar e adequar os sistemas de agricultura industrial, ainda ditos convencionais, a uma sociedade em fase de transição para paradigmas pós-industrialização.