Meios de controle: Culturais - Pimenta ''Capsicum'' sp.

From Wiki Agrocultura
Revision as of 16:31, 8 December 2011 by Pedro (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Meios de Controle Culturais

 Fomento de faixas de flora espontânea:  

Existem várias formas de reservar espaços entre as linhas das culturas, de forma a obter faixas intercalares de plantas espontâneas. Embora não sejam usados herbicidas, geralmente é feito um manejo por roçagem periódica. Também se pratica a eliminação manual seletiva. O resultado procurado é faixas de vegetação espontânea variada, sem permitir a dominância de espécies dominadoras, de forma a garantir a existência de um nicho rico para inimigos naturais. As plantas espontâneas problemáticas são aqui designadas por Infestantes Chave e as restantes, mesmo que muito numerosas, são designadas por Flora Neutral.

A opção de usar a flora espontânea variada, ao invés de plantios de uma só espécie, remete a questões de biologia do solo e existência de hospedeiros alternativos para a entomofauna, que se pretende rica, diversificada e sem chances para multiplicação em massa. Muitas vezes, apenas pelo processo de roçagem não seletiva, não se consegue esse efeito e acaba-se fomentando o domínio de algumas (poucas) espécies. A roçagem permite a multiplicação das plantas que regem rapidamente a esse manejo e supressão das restantes. Pode criar um problema onde ele não existia. Tal como todos os outros métodos, quando não são bem usados.

Não se exclui a rotação de culturas nessas faixas com flora espontânea, aqui designada como Flora Adventícia. De certa modo, o plantio feito nessas faixas de flora espontânea é uma modalidade do chamado Plantio Direto.